segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Resumo

FACULDADE MARIA MILZA -FAMAM
DISCIPLINA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DATA: 14.02.2008
ALUNA: ANA PAULA NUNES DE ALMEIDA



“Por que devemos estudar História da Educação Física no Curso de Graduação?”



Para facilitar a escolha, como se fosse um teste de aptidão, mudar o pensamento dos alunos que acham que o Curso de Educação Física é apenas esportes e lazer, ou seja, aulas práticas.
Criar maior interesse e rendimento do ensino, dar um embasamento teórico aos profissionais para administrar uma aula melhor, uma maior valorização da história da História da Educação Física.
Formar um professor e não somente um técnico em Educação Física, fazer entender ao estudante que o curso tem teoria-prática, onde eles adquirirão idéias novas para melhor aplicar suas aulas e fazer entender que o curso teve e tem uma ação concreta, pois tudo tem sua história e o passado ajuda melhor entender o presente e planejar o futuro. Compreender qual a importância da Educação Física no dia a dia do ser humano.
Estudar a História da Educação Física é programar o futuro e construir um verdadeiro entendimento sobre o valor e a necessidade da mesma nas escolas, essa já não valoriza mais a aplicação dessa disciplina no currículo escolar.

2 comentários:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Ana Paula,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
Inicialmente você não cumpriu com os dois primeiros critérios, mas vai direto aos argumentos do autor. Para tanto, sugiro a seguinte composição para se iniciar o resumo: “O texto aborda a problemática existente no interior dos cursos de graduação em Educação Física, referente à presença da disciplina História da Educação Física, que motiva a seguinte pergunta: em que o estudo da história pode contribuir na formação do professor na área?”. Um segundo ponto, é que você não faz referência ao texto lido, você apenas começa falando do assunto como se fosse algo motivado por você mesma, quando na verdade, tais questões são fruto de uma autoria, no caso de Victor Mello. Com relação ao seu texto mesmo, você inicialmente tenta expor as vantagens de se estudar história. Contudo, o autor, primeiramente, tenta compreender por que a disciplina de história é comumente desvalorizada nos cursos de educação física. Para tanto, após apresentar o texto expondo “tema central” e “perspectiva do autor”, sugiro que você busque no texto o argumento de que o motivo para a história ser desvalorizada está no fato de comumente e historicamente a educação física estar atrelada às Ciências Naturais. Sobre isso o autor oferece exemplo dos “encontros nacionais sobre história da educação física” se preocuparem muito pouco com o ensino dessa disciplina. Dessa forma o autor aborda a ínfima preocupação com as metodologias e perspectivas historiográficas referente à disciplina, que seguem visões tradicionais pautadas na noção da chamada História Geral. Por fim, você poderá utilizar seu texto, reduzindo-o, pois ele está repetitivo no que concerne às vantagens de se estudar história. Nesse sentido, bastará que você resgate um argumento do autor, que está parcialmente presente em seu resumo: que o estudo da história contribui com formação teórica do professor que está diretamente relacionada à prática, logo, pensa-se que na base de toda prática há uma teoria. Veja bem, você escreve isso, mas de modo muito difuso. Portanto, tente recuperar em seu texto essa idéia para encontrá-la no texto e assim reescrever essa parte.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.

jadvigafagerberg disse...

888casino New York - JTM Hub
888 Casino New 순천 출장샵 York - JTM Hub. The casino floor features 1,300 청주 출장마사지 games. The 오산 출장마사지 casino's slots, 포천 출장안마 table 영주 출장안마 games, poker tables, slots, and live dealer table