quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

História da Ed. Física

FACULDADE MARIA MILZA -FAMAM
DISCIPLINA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
CURSO: LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
DATA: 28.02.2008
PROFESSOR: RENATO IZIDORO
ALUNA: ANA PAULA NUNES DE ALMEIDA
"Ginástica para o corpo e
Música para a alma"
O LABIRINTO
A dúvida é se a educação Física é: Ginástica, Medicina, Cultura, Jogo, Esporte, Política ou Ciência?
Educação Física pode ser tudo isso, pois exercitar-se é Ginástica; cuidar do corpo é saúde e quem cuida da saúde é a Medicina; a participação do público é Cultura; manifestar sentimentos, aprender a nos relacionarmos, seguir regras e normas é um Jogo; o Esporte é trabalho, prazer, descanso, é movimento; aprender, observar, fazer novas experiências de fatos e métodos é uma Ciência; a Política, essa envolve fins lucrativos em construções de estádios, quadras, ou seja, locais apropriados para por em prática a Educação Física.
Enfim, a Educação envolve todos esses aspectos, o entendimento dele é realmente um labirinto.



Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Ana Paula,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Concernente aos critérios, você não cumpre com os dois primeiros porque: primeiro, você não apresente o texto, pois começa a escrever sobre o assunto diretamente como se tivesse sido pensado por você. Lembre-se, você resumiu um texto que você leu, logo, você deve falar ou escrever sobre ele tal como alguém fala de um objeto a sua frente, separando-se dele. Para tanto, irei sugerir uma forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Analisando seu texto mais de perto, o autor não trabalha com a dúvida se a educação física é alguma dessas outras áreas do saber. Ele utiliza as perguntas para explorar o tema, explorar a relação histórica entre a educação física e essas outras áreas. Nesse sentido, a afirmação que você realiza: “Educação Física pode ser tudo isso”, não cabe em relação ao texto. Isto é, você enquanto pensadora pode ver dessa forma, mas enquanto resumista, você deve retirar a essência do pensamento do autor. Na seqüência você insere uma série de afirmações taxativas lógicas que vão contra ao que o autor propõe, que é justamente, não uma afirmação ou uma dúvida, mas a problematização do tema. Mais ainda você apenas arranca do texto fragmentos descontextualizados, por exemplo, afirmar que “cuidar do corpo é saúde e quem cuida da saúde é a Medicina” é muito questionável. Para tanto, leia o livro Corpolatria de Vandelei Codo, ou ainda, a educação física não cuida também da saúde? Se ela cuida da saúde, não è sò a medicina que cuida da mesma... enfim. Um outro exemplo, você afirma: “a participação do público é Cultura”. Em momento algum o autor diz isso, ele relaciona a educação física com a cultura, na medida em que as tradicionais práticas corporais presentes na maioria dos povos, como o esporte, a dança, as lutas etc, são também objetos da educação física, logo, esta trata da cultura. Depois, você diz que seguir regras e normas é um jogo. Veja, são afirmações que você precisa rever, pois faz o mesmo com todas as áreas... Considere meus comentários já feitos, e tente aplicá-los ao restante de seu resumo.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.